(DOUTORADO DIRETO) Felipe Barbosa Dias (2019- atual) A utilização de animais em exposições é considerada como uma Questão Sociocientífica Controversa (QScC) nesta pesquisa, sendo importante a realização de estudos que busquem investigar a compreensão do público frente à tal problemática. …Leia +
Crianças em visitas familiares a museus de ciências: análise do processo de alfabetização científica
(DOUTORADO) Graziele Ap. de Moraes Scalfi (2020) Os museus de ciências oferecem um ponto de vista privilegiado para se estudar conversas infantis, possibilitando um registro detalhado de como as crianças e seus familiares interagem durante a experiência de visita. Embora …Leia +
O ensino na trilha de uma unidade de conservação: uma análise na perspectiva da teoria antropológica do didático
(MESTRADO) Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi (2020) O objetivo geral deste trabalho foi compreender o papel educativo da Trilha do Morro do Diabo, situada no Parque Estadual Morro do Diabo, analisando como ocorre o processo de ensino neste local. Esta Unidade …Leia +
O Ensino de Ciências e a perspectiva da didática crítica
(MESTRADO) Martha Marandino (1994) A dissertação de mestrado em questão procurou caracterizar as tentativas atuais de renovação do Ensino de Ciências, na perspectiva da Didática Crítica, no Brasil. Para tal, estudou-se o desenvolvimento histórico tanto da Didática como do Ensino …Leia +
Os bastidores de uma exposição de um museu de história natural: o processo de produção do discurso expositivo e seus agentes.
(DOUTORADO) Marcus Pinto Soares (2016-2019) Esta investigação tem como objetivo entender o processo de produção do discurso expositivo com foco na diversidade biológica de um museu de História Natural. Para isto foi realizado um estudo que trata da elaboração e …Leia +
Análise do planejamento de uma atividade educativa sobre a controvérsia da vacina contra o HPV a luz da Teoria Antropológica do Didático
(DOUTORADO) Adriano Dias Oliveira (2018) Esta pesquisa teve como objetivo investigar, com base na Teoria Antropológica do Didático (TAD), como educadores de um museu de ciência planejaram uma atividade educativa cujo tema central é uma controvérsia científica. O estudo aconteceu …Leia +
A representação da biodiversidade por meio de modelos de dioramas
(INICIAÇÃO CIENTÍFICA) Ana Sophia Mesquita Stock ( XXXX – 2018 ) Acesso ao relatório de IC de Ana Sofia pelo download. Download (2,5MB)
Criança pequena e museu de ciências: estudo das concepções de criança e infância nas ações educativas dos museus
(DOUTORADO) Barbara Milan Martins (2016 – atual) As crianças constituem um dos maiores públicos que visitam os museus de ciências atualmente. Apesar disso, pouco sabemos sobre as ações educativas desenvolvidas pelos museus para crianças em contexto de educação infantil. Este …Leia +