(MESTRADO) Marina Santiago Gonçalves Almoinha (2024) Pesquisas no campo do Ensino de Ciências apontam para a Alfabetização Científica Tecnológica (ACT) como processo fundamental para formar cidadãos capazes de se engajar em das discussões relacionadas à Ciência e à Tecnologia, assumindo …Leia +
Entre Conhecimento Moderno e Ancestral: possibilidades de diálogos interculturais nas exposições “Viva Viva, Escola Viva” e “Mba’é Ka’á”
(Doutorado) Izabela C. Bittencourt Rodrigues (2023-atual) Motivada por movimentos sociais e acadêmicos que defendem o uso de abordagens interculturais e decoloniais na educação, especialmente no ensino de ciências, esta pesquisa parte do pressuposto que as culturas denominadas como tradicionais e …Leia +
O que musealizar, que histórias contar? O discurso em exposições de museus comunitários do circuito patrimonial da Serra da Capivara, Piauí
(DOUTORADO) Juliane Barros da Silva (2023- atual) Nos últimos anos temos acompanhado uma crescente proliferação de instâncias patrimoniais em nosso país, seguidas de um aumento das críticas e pressões para que essas instituições reavaliem seus objetivos na sociedade contemporânea. Como …Leia +
Gabinetes de Curiosidade: Uma interpretação
INICIAÇÃO CIENTÍFICA Agnes Yukari Yassumura Marcelino (2024- atual) O projeto busca analisar a recepção do público da exposição intitulada “Gabinetes de Curiosidade: Uma interpretação”, inaugurada em 2022 no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra a partir de referenciais teóricos …Leia +
Influências das teorias raciais no Museu Nacional: O Guia das Collecções Anthropologia de Edgard Roquette-Pinto e o impacto na história da educação museal
(DOUTORADO) Ingriddy N. S. Moreira (2021- atual) O presente texto de qualificação tem por objetivo apresentar os caminhos escolhidos para a pesquisa intitulada “Influências das teorias raciais no Museu Nacional: O Guia das Collecções Anthropologia de Edgard Roquette-Pinto e o …Leia +
Diálogo de saberes e decolonização nos museus: o caso da exposição “Resistência já” do MAE-USP
(MESTRADO) Rodrigo Castilho Freitas (2023- atual) O presente projeto tem como objetivo investigar as percepções do público visitante sobre a relação entre saberes científicos e saberes dos povos originários em uma exposição de museu. A fundamentação teórica tem por base …Leia +
A Controvérsia do uso de animais em exposições de museus de Ciências: o que pensa o público?
(DOUTORADO DIRETO) Felipe Barbosa Dias (2019- atual) A utilização de animais em exposições é considerada como uma Questão Sociocientífica Controversa (QScC) nesta pesquisa, sendo importante a realização de estudos que busquem investigar a compreensão do público frente à tal problemática. …Leia +
Crianças em visitas familiares a museus de ciências: análise do processo de alfabetização científica
(DOUTORADO) Graziele Ap. de Moraes Scalfi (2020) Os museus de ciências oferecem um ponto de vista privilegiado para se estudar conversas infantis, possibilitando um registro detalhado de como as crianças e seus familiares interagem durante a experiência de visita. Embora …Leia +