PRODUÇÃO

O que musealizar, que histórias contar? O discurso em exposições de museus comunitários do circuito patrimonial da Serra da Capivara, Piauí

(DOUTORADO)

Juliane Barros da Silva (2023- atual)

Nos últimos anos temos acompanhado uma crescente proliferação de instâncias
patrimoniais em nosso país, seguidas de um aumento das críticas e pressões para que
essas instituições reavaliem seus objetivos na sociedade contemporânea. Como produto
de uma história política, econômica e social, os museus refletem em sua essência, seus
processos de criação e manifestam as relações de poder e valores existentes na
sociedade. Em resposta ao caráter excludente dos museus tradicionais, surgem a partir
das concepções da Nova Museologia e posteriormente com os Estudos Decoloniais,
novas formas de se conceber museus, que nascem a partir de demandas comunitárias e
sociais. O presente projeto se debruça sobre esta temática, buscando investigar os
discursos expositivos de três museus comunitários que compõem o circuito patrimonial
da Serra da Capivara, Piauí, identificando a natureza dos conhecimentos presentes em
sua composição. Temos como objetos de estudo o Museu do Novo Zabelê, Museu
Integral da Comunidade de São Vítor e Centro de Memória dos Povos da Serra Da
Capivara. A pesquisa qualitativa utilizará como estratégia metodológica a triangulação
de técnicas, com uso de revisão bibliográfica e análise documental, observação
sistemática e observação participante dos espaços expositivos e entrevista
semiestruturada junto aos atores principais dos museus comunitários. A análise dos
dados será realizada a partir do método da análise do discurso e será utilizado como
referencial teórico os Estudos Decoloniais.

Palavras-chave: Educação. Museus comunitários. Discurso expositivo. Estudos
decoloniais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>