A pergunta sobre o que pode ou não ser considerado como “ciência”, quais conhecimentos e saberes recebem reconhecimento social suficiente para serem percebidos como legítimos, emergiu como representativa de um sentimento de nossa época. Alimentos modificados geneticamente, aquecimento global, energia …Leia +
Roteiro “Trilha da Nascente do riacho do Ipiranga”
O roteiro “Trilha da Nascente do riacho do Ipiranga” foi produzido no âmbito da dissertação de Mestrado de Juliana Rodrigues. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de Alfabetização Científica em visitas de famílias à Trilha da Nascente do …Leia +
Encarte: O curioso sapo da caatinga
“O curioso caso do Sapo da Caatinga” é um livreto desenvolvido a partir do modelo de diorama criado pelo Geenf, com o mesmo nome. A ideia foi transformar o digrama do sapo da catinga em uma história escrita, impressa, ilustrada …Leia +
Caderno de Atividades “A Horta como Espaço de Investigação no Ensino Fundamental I”
Fruto do trabalho de TCC da aluna Gabriela Pinheiro sob orientação da professora Martha Marandino, divulgamos aqui o Caderno de Atividades “A Horta como Espaço de Investigação no Ensino Fundamental I”. O trabalho foi desenvolvido na horta da Escola de …Leia +
Material do I Workshop Internacional de Pesquisa em Educação em Museus
I Workshop Internacional de Pesquisa em Educação em Museus Os museus de ciência têm atuado na promoção do acesso de diferentes segmentos da sociedade à educação e à cultura, tornando as ações educativas tarefas centrais destas instituições e levando a …Leia +
Alfabetização científica: Linguagens e mídias
Material impresso produzido em 2006. Público alvo: Alunos de Ensino Médio, Alunos de Licenciatura, Público geral. MARANDINO, M.; BIZERRA, A.; NAVAS, A. M.; MÔNACO, L.; CONTIER. D.; CORREIA DE SOUZA, M. P.; DIAS, A. Download (24K)
História da ciência
Material impresso produzido em 2006. Público alvo: Alunos de Ensino Médio, Alunos de Licenciatura, Público geral. MARANDINO, M.; BIZERRA, A.; NAVAS, A. M.; MÔNACO, L.; CONTIER. D.; CORREIA DE SOUZA, M. P.; DIAS, A. Download (24Kb)
Construindo Sempre – Programa de Aperfeiçoamento de Professores PEB II – Biologia, Módulo 3
Material impresso produzido em 2003. TRIVELATO, S. L. F.; MARANDINO, M. Para acessar, clique aqui: Construindo Sempre – Aperfeiçoamento de Professores – Biologia – Mod. 3