PRODUÇÃO

Roteiro “Trilha da Nascente do riacho do Ipiranga”

O roteiro “Trilha da Nascente do riacho do Ipiranga” foi produzido no âmbito da dissertação de Mestrado de Juliana Rodrigues.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de Alfabetização Científica em visitas de famílias à Trilha da Nascente do Jardim Botânico de São Paulo, a partir do uso de um roteiro elaborado sob a perspectiva da Alfabetização Científica, avaliando seus efeitos e potenciais. A confecção do roteiro teve por base literatura e a experiência profissional das pesquisadoras envolvidas, tendo passado por um processo de validação envolvendo diferentes atores, especialistas e o próprio público. A versão final do roteiro é fornecida ao visitante como parte de um kit com outros objetos como um monóculo, uma lupa e um conjunto de lápis de cor. A sua produção envolveu uma parceria com o Jardim Botânico de São Paulo e recebeu financiamento do INCTTOX e CAPES.

Disponibilizamos o roteiro para download com o intuito de que ele seja utilizado em visitas a Trilha da Nascente de forma individual ou em grupos, mas também para que ele possa inspirar outras ações e estratégias de visita a espaços de educação não formal.

Se for utilizar, não deixe de citar a referência completa da dissertação: RODRIGUES, J. Estudando a alfabetização científica por meio de visita roteirizada a uma exposição no jardim botânico. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2017.

Download (84MB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>