Entre Conhecimento Moderno e Ancestral: possibilidades de diálogos interculturais nas exposições “Viva Viva, Escola Viva” e “Mba’é Ka’á”
(Doutorado)
Izabela C. Bittencourt Rodrigues (2023-atual)
Motivada por movimentos sociais e acadêmicos que defendem o uso de abordagens interculturais e decoloniais na educação, especialmente no ensino de ciências, esta pesquisa parte do pressuposto que as culturas denominadas como tradicionais e ancestrais possuem diferentes epistemologias e que é possível promover um diálogo intercultural, intracultural e intercientífico entre o conhecimento científico moderno-ocidental e os saberes de povos originários. Para que estes diálogos ocorram, é necessário reconhecer que a sabedoria dos povos originários indígenas também constitui uma ciência, com sua própria epistemologia, gnosiologia e ontologia. Partindo destes pressupostos, a pesquisa tem como foco a análise das exposições “Viva Viva, Escola Viva” e “Mba’é Ka’á – Barbosa Rodrigues entre plantas e pajés” produzidas pelas Escolas Vivas e Comunidade Selvagem, para compreender como o diálogo intercultural, intracultural e intercientífico podem se apresentar no discurso expositivo.