PRODUÇÃO

Diálogos entre crianças e ciência por trás da tela do computador: análise de aspectos sobre Natureza da Ciência e relação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente em oficinas no contexto remoto

(MESTRADO)

Marina Santiago Gonçalves Almoinha (2024)

Pesquisas no campo do Ensino de Ciências apontam para a Alfabetização Científica Tecnológica (ACT) como processo fundamental para formar cidadãos capazes de se engajar em das discussões relacionadas à Ciência e à Tecnologia, assumindo uma função democratizante de fornecer condições, sobretudo, a participação social de forma crítica, ativa e transformadora. Uma vez que a ciência é compreendida como um empreendimento humano, permeado por valores, interesses e conflitos, é necessário que a ACT promova reflexões a respeito de sua natureza, assim como aspectos sociais, políticos e econômicos que circundam os processos de produção do conhecimento científico-tecnológico, reconhecendo suas implicações na sociedade e no meio ambiente. É consenso na literatura que o processo de ACT deve considerar a criança enquanto sujeito partícipe, uma vez que o conhecimento científico é um instrumento importante na sociedade contemporânea e o acesso a esses conhecimentos também é um direito das crianças. Nesse sentido, a finalidade desta pesquisa foi analisar aspectos relativos à Natureza da Ciência (NdC) e à relação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) mobilizados por crianças ao participarem de oficinas de ciências pautadas nos pressupostos teóricos da Alfabetização Científica e Tecnológica. Para isso, o presente estudo se propôs a elaborar, aplicar e analisar oficinas de ciências com duas turmas de 3º ano do EFI da EAFEUSP, em parceria com suas professoras regentes. A sequência de atividades foi aplicada remotamente no formato de oficinas virtuais, em função da Pandemia da Covid-19, e buscou proporcionar reflexões sobre a ciência, os processos de produção e disseminação do conhecimento científico e os sujeitos envolvidos nestes processos. Os instrumentos de coleta incluíram a observação, as gravações dos encontros, as produções das crianças e a entrevista com as professoras. A partir da integração da literatura relativa a ACT com os temas presentes nas oficinas, foram elaboradas categorias de análise com o objetivo de identificar a ocorrência de elementos voltados à NdC e à relação CTSA durante a atuação dos alunos e alunas nas propostas desenvolvidas. Os resultados apontam que diversos aspectos foram mobilizados pelas crianças, como, por exemplo, a desconstrução de estereótipos a respeito da produção da ciência e dos sujeitos que atuam nos processos de construção do conhecimento científico; e, ainda, a expressão de opiniões e a tomada de posicionamentos sobre questões sociais relacionadas à ciência e à tecnologia.

Palavras-chave: Alfabetização Científica; Ciência; Crianças; Natureza da Ciência; Sociedade e Ambiente; Tecnologia

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