PRODUÇÃO

Alfabetização Científica e Museus na Serra da Capivara

(DOUTORADO) 

Itamar Soares Oliveira (2017-2023)

A segunda metade do século XX foi marcada por tensões no âmbito geopolítico e científico. Neste trabalho, abordamos os eventos que trouxeram as bases da Alfabetização Científica, no contexto da Guerra Fria, influenciando o campo da Museologia e do Ensino de Ciências; e o evento protagonizado pela arqueóloga Niède Guidon, na criação de uma Unidade de Conservação no sudeste do Piauí e nos estudos sobre o povoamento da América. Os sítios arqueológicos dessa região e seu emblemático acervo de arte rupestre resultam de uma curadoria que tem o suporte expográfico do semiárido nordestino, do cenário biodiverso da caatinga e da institucionalização científica na região, conforme ilustram: a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PNSC) o Museu do Homem Americano (MHA) e o Museu da Natureza (MuNa). Defendi a tese de que a contemplação dos espaços de Educação Não Formal nas políticas públicas de gestão científica e cultural contribui para os processos de fortalecimento da cidadania e de desenvolvimento da alfabetização científica, interveniente à gestão administrativa e pedagógica da Educação Formal no usufruto desses espaços. No tocante a isso, promovi o curso de extensão Serra da Capivara: Nossos Espaços Culturais, Conhecimento Científico e Práticas Pedagógicas, junto ao Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat | Univasf) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF | USP), que teve como público prioritário os docentes em exercício na rede pública municipal e estadual de São Raimundo Nonato, Piauí. O objetivo geral da pesquisa consistiu em construir um inventário de potencialidades, obstáculos e possibilidades referentes ao usufruto do Parque Nacional da Serra da Capivara, do Museu do Homem Americano e do Museu da Natureza. E os objetivos específicos: i) identificar as potencialidades que o parque e os museus proporcionam para o desenvolvimento da alfabetização científica; ii) realizar o levantamento de obstáculos localizados na interação Educação Formal – Não Formal e; iii) registrar as possibilidades que designam aprimorar o planejamento e a realização de visitas pedagógicas aos espaços culturais. O trabalho é caracterizado como pesquisa qualitativa de natureza interventiva, na modalidade de aplicação. Vinte e sete docentes participantes colaboraram para a construção dos dados resultantes de quarenta e três questionários, de seis propostas educativas e de vinte e quatro planejamentos de visitas pedagógicas. A constituição do inventário demostrou os elementos epistemológicos, pedagógicos e políticos que favorecem ou impedem o desenvolvimento da alfabetização científica, no relacionamento que se estabelece entre a educação formal e os espaços culturais objetos da pesquisa. A reflexão sobre a atividade extensionista revelou que o ambiente formativo favoreceu o encadeamento entre a teoria e a prática docente; elucidando relevantes características do Parque Nacional da Serra da Capivara, do Museu do Homem Americano e do Museu da Natureza, enquanto lugares da educação científica. Foi estabelecido um diálogo entre o inventário e os pressupostos teóricos utilizados na tese, buscando aprimorar as visitas pedagógicas aos espaços culturais, superar obstáculos e potencializar a alfabetização científica; além disso, realizei a proposição de possibilidades direcionadas ao campo pedagógico, da pesquisa e das políticas públicas, tendo por escopo expandir o olhar sobre a diversidade museológica e sobre o desenvolvimento da educação científica no território Serra da Capivara.

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