PRODUÇÃO

Biodiversidade e dioramas: um estudo sobre as abordagens de interação do público sobre a perspectiva da praxeologia

(INICIAÇÃO CIENTÍFICA) 

Vinicius Rodrigues dos Santos (2017 -atual)

Os museus são reconhecidos como espaços importantes de educação e difusão. Uma das formas de expor esse tema é por meio dos dioramas, representações didáticas com finalidades de ensino e divulgação. Nesta pesquisa analisamos como os visitantes identificam as formas pela qual a biodiversidade é representada e como interagem com exposições sobre essa temática. Para isso, estudamos como três famílias interagem e compreendem a biodiversidade ao visitar dioramas do Zoologisk Museum da Universidade de Copenhagen/ZMUC. A análise dos dados tem como base o conceito de praxeologia, a partir da Teoria Antropológica do Didático e a caracterização das abordagens de interação dos visitantes. Os resultados das praxeologias apontam que os visitantes tendem a desenvolver tarefas relacionadas a identificação de espécies, principalmente animais, e de aspectos dos ecossistemas retratados nos dioramas durante a observação. Outras dimensões da biodiversidade – como aspectos relativos a biogeografia, evolução e conservação – estão ausentes ou são raramente comentados pelos visitantes. Além de conceitos biológicos, identificamos tarefas relacionadas aos aspectos museográficos dos dioramas. As abordagens de interação indicaram que os visitantes têm uma visão focal ou contextual do cenário que depende de sua ação, aqui representada pelas tarefas. Tais resultados apontam para as possibilidades, mas também limites da compreensão de aspectos da biodiversidade dos visitantes por meio de dioramas.

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