Análise do processo de alfabetização científica por meio de registros produzidos por famílias em visita roteirizada a um jardim botânico
(INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
Luanna Shimada Siqueira (2017 – atual)
Este trabalho teve como objetivo a análise dos registros produzidos por famílias que percorreram a Trilha da Nascente do Jardim Botânico de São Paulo, utilizando um roteiro produzido com a finalidade de promover o processo de alfabetização científica dos visitantes. O roteiro foi desenvolvido no âmbito do mestrado de Rodrigues (2017) e previa uma parte de registro pelas famílias dos aspectos que mais marcaram a visita. Nesta pesquisa, tais registros foram analisados, buscando identificar os elementos do processo de Alfabetização Científica presentes no uso desse material durante as visitas. Verificou-se, por um lado, que os indicadores científico e interação são os mais presentes nos registros; por outro, os indicadores institucional e interface social são raros. Destaca-se que mesmo resultado foi encontrado na pesquisa de Rodrigues (2017), a partir da análise dos dados das falas de uma família durante e após a visita. Os resultados desta investigação apontam o papel da visita roteirizada na Trilha da Nascente na promoção da AC. Por outro, revela desafios e potencialidades do uso de registros em roteiros de visita para a análise da AC em espaços de educação não formal.