A construção de uma identidade profissional: memorial de livre docente

rial faz parte dos documentos exigidos para a realização do concurso para obtenção do título de Livre-Docência do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada/EDM da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, referente ao seguinte conjunto de disciplinas: EDM0329- Metodologia de Ensino em Ciências; EDM0433- Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I; EDM0434 – Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas II e EDM 0678- Natureza, Cultura Científica e Educação.

Para apresentação, escolhi o formato de livro e seu conteúdo está estruturado com a finalidade de descrever minha trajetória profissional e acadêmica, a partir da seleção de fatos, da contextualização de eventos e da reflexão sobre o caminho percorrido.

As informações correspondentes a minha titulação, produção científica e atividades acadêmicas e didáticas foram apresentadas na forma de uma lista, organizada em tópicos, em documentos anexos a essa publicação, com a finalidade de facilitar a análise da trajetória profissional. Da mesma forma, os documentos comprobatórios referentes a essas informações foram organizados com o intuito de facilitar o acesso.

Tive a intenção de elaborar um texto para este Memorial que sistematizasse, de forma reflexiva, minha trajetória na busca por uma identidade profissional, mas que também fosse agradável de ler. Gostei de escrevê-lo. Desejo que o leitor tenha  prazer semelhante ao lê-lo.

Faça o download aqui.