PRODUÇÃO

O Ensino de Ciências e a perspectiva da didática crítica

(MESTRADO)

Martha Marandino (1994)

A dissertação de mestrado em questão procurou caracterizar as tentativas atuais de renovação do Ensino de Ciências, na perspectiva da Didática Crítica, no Brasil. Para tal, estudou-se o desenvolvimento histórico tanto da Didática como do Ensino de Ciências de forma articulada, procurando relacioná-lo com as questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a construção dessas áreas do conhecimento. Na tentativa de perceber a práxis atual do Ensino de Ciências no Rio de Janeiro, foram pesquisados três centros e/ou projetos que trabalham com formação de professores em serviço na área. Foram eles o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da Universidade Federal Fluminense, atual Espaço-UFF, o Centro de Ciências do Rio de Janeiro – CECIERJ e o Projeto Fundão: Desafio para a Universidade. Para realização deste trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com base na etnografia. Com os dados obtidos na revisão da literatura e no trabalho de campo, analisou-se aproximações e distâncias das propostas dos centros e/ou projetos estudados em relação a perspectiva crítica da Didática. Além disso, foram estudadas perspectivas futuras das experiências pesquisadas, assim como discutidas questões relativas a problemática da formação de professores de ciências, apontando desafios e possíveis caminhos para a transformação da prática pedagógica do Ensino de Ciências na perspectiva crítica.

Download (5,25MB)