PRODUÇÃO

Por uma didática museal: propondo bases sociológicas e epistemológicas para análise da educação em museus

LIVRE DOCÊNCIA (2011-2012) Martha Marandino

Resumo:

O texto que aqui apresento como parte do concurso de Livre-Docência revela minha experiência e reflexão acumulada na confluência de temas de interesse, a saber: e educação, o ensino de ciências e a educação desenvolvida nos museus de ciências. Neste sentido, o foco da tese foi construir um olhar sobre a educação em museus de ciências, situando suas especificidades pedagógicas e caracterizando os elementos constituintes da didática museal.
Para caracterização da didática museal, explorei a relação/tensão entre a didática geral e a didática específica (aqui também denominada de disciplinar) buscando alocá-la no contexto dos museus de ciências. Foi intenção discutir os elementos que conformam uma maneira particular de produção e de realização de práticas educativas nos museus, considerando que tais elementos recebem influência dos campos de conhecimentos pedagógicos, científicos (disciplinar) e museológicos (que inclui saberes da outras áreas de conhecimento, como a conservação do patrimônio, mas também a comunicação, o design, as artes plásticas, etc.). Como bases teóricas, esta tese se apoia, por um lado, no trabalho de Basil Bernstein, em especial no modelo teórico do discurso pedagógico proposto por este autor para análise do discurso expositivo na dimensão sociológica da didática. Por outro lado, para a análise da dimensão epistemológica tomou-se por referência o trabalho de Yves Chevallard, no que se refere a Teoria da Transposição Didática e Museográfica e a Teoria Antropológica do Didático. Tanto a dimensão sociológica quanto a epistemológica foram contextualizadas no âmbito dos museus de ciências e, a meu ver, esses estudos vêm se constituindo como fortes argumentos teóricos em direção à formulação da didática museal. Assim sendo, buscando entender as relações entre o campo da didática mais ampla e da didática específica das ciências naturais e compreender os aspectos didáticos que envolvem a educação desenvolvida nos museus, reuni, nessa tese de Livre-Docência, a produção científica e acadêmica desenvolvida por mim durante vinte anos de pesquisa nas áreas mencionadas.

Para fazer o download da tese de Livre-Docência, clique aqui Download (18,6Mb)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>