O teatro em museus e centros de ciências: uma leitura na perspectiva da alfabetização científica
(DOUTORADO)
Leonardo Maciel Moreira (2009 – 2013)
Essa pesquisa tem como objetivo analisar articulações estabelecidas entre o Teatro nos Museus e Centros de Ciência e a alfabetização científica, no intuito de desvelar como peças teatrais do projeto Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência (NAC), da Universidade de São Paulo, podem favorecer a alfabetização científica. Para isso focalizou-se em problematizar o Teatro enquanto ação de museus e centros de ciências, bem como suas possíveis interações com a exposição. A pesquisa foi realizada na perspectiva da análise qualitativa e foi realizada em duas etapas, um estudo exploratório e um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário, entrevistas e análise de documentos (projeto submetido ao CNPq, texto da peça, filmagem da encenação e relatório técnico). Os resultados encontrados demonstraram que a proposta de alfabetização científica implícita no NAC contempla as dimensões natureza da ciência e da tecnologia e a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A dimensão conceitos e conhecimentos básicos da ciência e da tecnologia é contemplada em menor intensidade, salvo nos momentos em que o NAC se mobilizou para construir as denominadas aulas espetáculo. Especificamente com respeito ao espetáculo analisado os diversos sistemas cênicos são mobilizados na abordagem das diferentes dimensões da alfabetização científica, contribuindo para a construção de ideias a respeito da ciência e da tecnologia. Com respeito à relação do teatro com outras atividades museais, em especial a exposição, foi verificada uma relação de complementaridade, na qual o teatro assume a característica de, além de abordar a alfabetização científica nas diferentes categorias teóricas definidas nessa pesquisa, auxiliar as outras atividades nos ajustes que fossem necessários. Foi perceptível que a divisão das atribuições entre a encenação e a exposição não é rígida, o fato de uma informação ou aspecto da temática aparecer em uma estratégia não impediu que o mesmo aparecesse na outra.
Professor Leonardo,
Sou graduando de licenciatura em Geografia no Instituto Federal de São Paulo e procuro informações sobre o uso do teatro como prática pedagógica em sala de aula. Meu TCC envolve este tema, mas já fiz algumas pesquisas junto a estudantes do Ensino Fundamental Ciclo II com o teatro de fantoches, professor ator, e estudantes representando temas do ensino de Geografia como bolsista do PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA da CAPES.
No aguardo de seu contato agradeço,
atenciosamente
José de Souza Neto
Prezado José,
Agradeço seu contato. Estarei encaminhando o seu comentário para o Professor Leonardo, juntamente com o seu contato de e-mail.
Grata
Cynthia (bolsista)