Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e os Museus de Ciências
(2018 – atual)
Integrantes: Martha Marandino (Responsável); Cynthia Iszlaji; Carolina Rettondini Laurini; Barbara Milan Martins; Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi; Luanna Shimada Siqueira; Graziele Aparecida de Moraes Scalfi; Adriana Pugliese Netto Lamas; Iohana Barbosa Pereira e Itamar Soares Oliveira.
Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS&A) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências. Esses espaços, que historicamente estão acostumados a apresentar uma ideia de ciência única e acabada, têm sido cada vez mais chamados a promover a relação CTS&A e, neste sentido, nos interessa entender como tais relações vêm sendo abordadas pelos museus a partir da análise em três perspectivas: I) estudo de exposições, materiais educativos produzidos pelos museus e/ou ações exercidas por educadores com o público; II) estudos de público, focalizando visitantes sozinhos ou em pequenos grupos e professores em formação; III) desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores, que trabalhem as relações CTS&A em museus. A pesquisa é qualitativa e abarca instituições brasileiras e canadenses. Toma por base teórica e metodológica a pesquisa-piloto desenvolvida no Canadá, no âmbito da Bolsa Estágio Sênior de Pesquisa da CAPES realizada na Universidade de Toronto, como foco nas relações CTS&A. Para a análise, serão combinadas estratégias indutivas, como a análise convencional de conteúdo, com estratégias dedutivas, a partir da análise direta de conteúdo, tomando por base a discussão sobre CTS&A. Como um dos principais resultados propomos o fornecimento de parâmetros para o desenvolvimento de ações educativas na perspectiva CTS&A, fortalecendo o processo educativo dos museus.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq (Edital Universal)