PRODUÇÃO

Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e os Museus de Ciências

(2018 – atual)

Integrantes: Martha Marandino (Responsável); Cynthia Iszlaji; Carolina Rettondini Laurini;  Barbara Milan Martins;  Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi;  Luanna Shimada Siqueira;  Graziele Aparecida de Moraes Scalfi;  Adriana Pugliese Netto Lamas;  Iohana Barbosa Pereira e  Itamar Soares Oliveira.

Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS&A) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências. Esses espaços, que historicamente estão acostumados a apresentar uma ideia de ciência única e acabada, têm sido cada vez mais chamados a promover a relação CTS&A e, neste sentido, nos interessa entender como tais relações vêm sendo abordadas pelos museus a partir da análise em três perspectivas: I) estudo de exposições, materiais educativos produzidos pelos museus e/ou ações exercidas por educadores com o público; II) estudos de público, focalizando visitantes sozinhos ou em pequenos grupos e professores em formação; III) desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores, que trabalhem as relações CTS&A em museus. A pesquisa é qualitativa e abarca instituições brasileiras e canadenses. Toma por base teórica e metodológica a pesquisa-piloto desenvolvida no Canadá, no âmbito da Bolsa Estágio Sênior de Pesquisa da CAPES realizada na Universidade de Toronto, como foco nas relações CTS&A. Para a análise, serão combinadas estratégias indutivas, como a análise convencional de conteúdo, com estratégias dedutivas, a partir da análise direta de conteúdo, tomando por base a discussão sobre CTS&A. Como um dos principais resultados propomos o fornecimento de parâmetros para o desenvolvimento de ações educativas na perspectiva CTS&A, fortalecendo o processo educativo dos museus.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq (Edital Universal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>