PRODUÇÃO

Natural History Dioramas – Traditional Exhibits for Current Educational Themes

Pesquisadores do GEENF publicam dois capítulos no livro: Natural History Dioramas – Traditional Exhibits for Current Educational Themes.

O livro concentra-se em questões socioculturais e no potencial do uso de dioramas em museus para engajar diversos públicos com debates contemporâneos e grandes questões, que a sociedade e o meio ambiente estão enfrentando, como a perda da biodiversidade. Os artigos publicados são:

MARANDINO, M., ACHIAM, M. Intended and Realised Educational Messages of Dioramas – An International Comparison. In Natural history dioramas – History, construction and educational role. Sue Dale Tunnicliffe; Annette Scheersoi (Org.). London: Springer, 2015; v.1,  p.131-145.

MARANDINO, M; BUENO, J. ACHIAM, M.; LAURINI, C. Teaching and Learning Biodiversity with Dioramas. In Natural history dioramas – History, construction and educational role. Sue Dale Tunnicliffe; Annette Scheersoi (Org.). London: Springer, 2015; v.1,  p.185-200.

A partir do início dos anos 1900, com o passar do tempo e mudanças nas normas culturais nas sociedades, esse gênero de exposições evoluiu em resposta às mudanças no entretenimento, expectativas e necessidades expressas dos visitantes dos museus. O desafio sempre foi fornecer experiências significativas e relevantes aos visitantes, e esse ainda é o objetivo hoje. Dioramas também são cada vez mais valorizados como ferramentas de aprendizagem. As contribuições neste livro concentram-se especificamente em seu potencial educacional. Na prática, os dioramas são usados por uma ampla gama de profissionais da educação para ajudar os alunos a desenvolver e compreender conceitos específicos, como mudanças climáticas, evolução ou problemas de conservação. Nesse processo de aprendizado, os dioramas não apenas contribuem para a compreensão científica e a conscientização cultural, mas também para reconectar audiências amplas ao mundo natural e, assim, contribuir para o bem-estar das sociedades.

Disponível em: https://www.springer.com/la/book/9783030002077

Fonte: https://www.springer.com/la/book/9783030002077

1. Gostaria de acessar ao pdf do livro como divulgado no lançamento.
    Atenciosamente