PRODUÇÃO

Educação em Museus e Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

(2018 – atual)

Descrição: A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS&A) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas na educação não formal e, em especial, nos museus de ciências. Esses espaços, que historicamente estão acostumados a apresentar uma ideia de ciência única e acabada, têm sido cada vez mais chamados a promover a relação CTS&A e, neste sentido, nos interessa entender como tais relações vêm sendo abordadas pelos museus a partir da análise em três perspectivas: i) estudo de exposições, materiais educativos produzidos pelos museus e/ou ações exercida por educadores com o público; ii) estudos de público, focalizando visitantes sozinhos ou em pequenos grupos e professores em formação; iii) desenvolvimento de ações e materiais, voltados para professores, que trabalhem as relações CTS&A em museus. A pesquisa é qualitativa e abarca instituições brasileiras e canadenses. Toma por base teórica e metodológica a pesquisa-piloto desenvolvida no Canadá, no âmbito da Bolsa Estágio Sênior de Pesquisa da CAPES realizada na Universidade de Toronto, como foco nas relações CTS&A. Para a análise, serão combinadas estratégias indutivas, como a análise convencional de conteúdo, com estratégias dedutivas, a partir da análise direta de conteúdo, tomando por base a discussão sobre CTS&A. Como um dos principais resultados propomos o fornecimento de parâmetros para o desenvolvimento de ações educativas na perspectiva CTS&A, fortalecendo o processo educativo dos museus.

Integrantes: Martha Marandino – (Coordenador) Cynthia Iszlaji, Adriana Pugliese, Denise Oliveira, Graziela Scalfi, Jessica Norberto, Carolina Rettondini Laurini, Itamar Soares,  Barbara Milan Martins, Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi, Vinicius Rodrigues dos Santos, Luanna Shimada Siqueira, Iohana Barbosa Pereira.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>