PRODUÇÃO

Biodiversidade, alfabetização científica e museus: análise de espaços naturais, exposições, materiais educativos e públicos

(2017 – atual)

Integrantes: Martha Marandino (Responsável); ; Luciana Conrado Martins; Marcia F Lourenço; Adriano Dias de Oliveira; Ana Maria Navas; Djana Contier; Maria Paula Correia de Souza; Adriana Pugliese; Denise Oliveira; Graziele Scalfi; Jessica Norberto; Iohana Barbosa; Itamar Soares; Barbara Milan Martins; Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi; Vinicius Rodrigues dos Santos; Luanna Shimada Siqueira; Amanda Cristina Teagno Lopes Marques; Ana Sophia Mesquita Stock

Descrição: Este projeto busca explorar a perspectiva da alfabetização científica como referencial teórico de análise. Entendemos a educação para a biodiversidade em uma perspectiva integrada aos objetivos de uma educação voltada para a alfabetização científica e, nesse contexto, interessa estudar como a biodiversidade é ensinada, divulgada e aprendida não somente no que se refere aos conceitos, mas também aos procedimentos utilizados na produção de conhecimento sobre o tema, nos aspectos da natureza das ciências, bem como as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Pretende-se, além disso, analisar qual o papel das controvérsias, dos valores, das tensões e dos conflitos na relação entre ciência e sociedade, no que se refere especialmente ao tema da biodiversidade, estudando até que ponto estes aspectos estão presentes e são compreendidos pelo público.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

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