PRODUÇÃO

Educação, Biodiversidade e Museus: análise de temas controversos em exposições e na percepção do público

(2017 – 2018)

Integrantes: Martha Marandino (Responsável); Ana Maria Navas (Universidade de Toronto); Erminia Pedretti (Universidade de Toronto)

Descrição: Pesquisas desenvolvidas pelo GEENF/Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência por mim coordenado, têm focalizado a análise do fenômeno educacional nos museus com relação à biodiversidade e os resultados apontam para a importância de estudar como as exposições vem apresentado este tema e as possibilidades de compreensão do mesmo pelo público. Sabe-se que as diferentes abordagens de biodiversidade presentes nas exposições de museus reforçam determinados aspectos da Alfabetização Científica dos visitantes, sejam aqueles de cunho mais científico e conceitual, sejam aqueles de cunho mais sociológico e crítico. Mas, será que a complexidade e as controvérsias presentes na produção de conhecimento sobre a diversidade biológica e cultural estão sendo consideradas na relação dos museus com seus visitantes? Quando esses aspectos são abordados, que percepções são geradas no público? Como se dá a aprendizagem de aspectos controversos sobre a biodiversidade nos museus? Buscou-se neste projeto caracterizar quais e como as ideias sobre biodiversidade são tratados nas exposições, identificando como os temas ligados a CTS&A e controvérsias sobre biodiversidade são apresentados e compreendidos pelos visitantes. Pretende-se desenvolver o estudo em dois museus canadenses – Royal Ontario Museum/Toronto e Biodome/Montreal que realizam exposições com esta temática. Para tal, pleiteamos a Bolsa da CAPES no intuito de aprofundar os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa a partir da supervisão da Profa. Dra. Ermínia Pedretti do Centre for Science, Mathematics and Technology Education/OISE/University of Toronto, especialista no estudo do tema das exposições críticas de museus. Como esta pesquisa está conectada com outros projetos desenvolvidos pelo GEENF, espera-se, com os resultados, compreender o papel dos museus na alfabetização científica dos cidadãos, especialmente sobre o tema da biodiversidade, e contribuir para o desenvolvimento da educação e divulgação científica nesses locais.

Financiadores: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES

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