A Transposição Museográfica e os objetos de exposições: as células nos museus de ciências

(PÓS-DOUTORADO)

Ana Maria Senac Figueroa (2015 – 2016)

Supervisora: Martha Marandino

Esse estudo buscou verificar como os objetos e conceitos científicos são apresentados nas exposições de museus de ciências. Para esse fim, selecionamos um conceito de grande relevância na área biológica e no ensino de biologia: a célula. Partimos da hipótese de que as células são apresentadas aos alunos em sala de aula e nas exposições de museus de forma semelhante, a partir da utilização de modelos, gravuras e desenhos padronizados, tomando por base muitas vezes as representações existentes nos livros didáticos. Desse modo, foi intenção estudar como as células aparecem em exposições de museus de ciências, compreendendo como são concebidas por seus elaboradores e qual seu papel enquanto modelo de ensino e de aprendizagem de conceitos biológicos. Para este estudo, utilizamos como referenciais teóricos a literatura referente à educação em museus e ensino de ciências, em especial a Teoria da Transposição Didática/Museográfica aplicada ao estudo da produção de exposições de museus. Optamos assim por focalizar a investigação na análise da exposição do Museu da Vida tendo como questão central como se dá o processo de produção e adaptação do conhecimento sobre célula na produção de uma exposição de um museu de ciências.

1. Marcia em

Gostaria de saber mais sobre o o processo de apresentação do Museu para grupos de visitantes num Jardim Botânico.

• geenf em

Ola Marcia, desculpe a demora em responder sua pergunta. Existem muitas formas de apresentação de um museu para o público. Na atual classificação do Conselho Internacional de Museus, os jardins botânicos também são considerados museus. Temos algumas pesquisas dedicadas a esse tema aqui no site do GEENF. Busque em teses e dissertações ou coloque a tag “jardim botanico” para fazer a busca.
      Abraços