Alfabetização Científica e Crianças: análise das potencialidades de uma brinquedoteca
(PÓS-DOUTORADO)
Amanda Cristina Teagno Lopes Marques (2015 – 2017)
Supervisora: Martha Marandino
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial da brinquedoteca do LABRIMP (Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos) da FEUSP na promoção da alfabetização científica (AC) de crianças. O problema da pesquisa pode ser sintetizado na seguinte questão: Quais as potencialidades da brinquedoteca do LABRIMP na promoção da alfabetização científica de crianças pequenas? Discussões sobre alfabetização científica (AC), educação não formal e infância compõem o referencial teórico da investigação. Os dados serão coletados a partir de observação do espaço da brinquedoteca e produção de registros fotográficos e notas de campo. A análise será realizada à luz da ferramenta teórico-metodológica de indicadores de alfabetização científica ressignificada de modo a contemplar a criança. Parte-se da hipótese de que a criança pode ser incluída enquanto sujeito do processo de AC e que a brinquedoteca, ao inserir em seu espaço referências a temas científicos, contribui para a aproximação das culturas infantis a elementos da cultura científica.