PRODUÇÃO

“O museu vai à praia”: análise de uma ação educativa à luz da alfabetização científica

(MESTRADO)

Eliane Mingues (2011 – 2014)

Esta investigação caracteriza-se por ser estudo qualitativo que buscou compreender quais as características e as evidências da alfabetização científica presentes na ação educativa O Museu Vai à Praia, iniciativa desenvolvida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) que leva atividades do museu para a praia durante o verão. Os dados deste estudo foram coletados durante o mês de março de 2013, no Rio de Janeiro e em três praias diferentes da cidade de Niterói, contemplando, além de entrevistas com os conceptores da ação educativa e com o público espontâneo, a observação da ação e a análise documental do projeto. A revisão da literatura referente à alfabetização científica e à educação em museus possibilitou o desenvolvimento de uma ferramenta de análise composta de dimensões e seus respectivos indicadores, usados para análise de dois importantes aspectos do O Museu Vai à Praia: as intenções do programa nos anos 1980 e em 2013 e a experiência do púbico na sua quinta edição. Os resultados revelam que, apesar de o projeto não ter sido elaborado na perspectiva da Alfabetização Científica (AC), ela contempla todas as dimensões propostas: Científica, Interface Ciência e Sociedade, Institucional e Afetiva, além da maioria dos indicadores de cada uma das dimensões. Mesmo nem todos os indicadores estando explicitados, consideramos que a presença reiterada de todas as dimensões denota que, desde sua origem, os objetivos da ação O Museu Vai à Praia dialogam com as finalidades da alfabetização científica. A ausência de alguns dos indicadores foi problematizada, assim como foram discutidas as mudanças nas ênfases de algumas dimensões ocorridas entre os anos 1980 e 2013, com a finalidade de promover uma análise crítica e uma reflexão sobre o papel da ação O Museu Vai à Praia na perspectiva da AC. Ao se defender que a AC é um processo que ocorre ao longo da vida, avaliamos que as ações educativas desenvolvidas pelos museus de ciências possuem grande potencial para sua promoção e que tais ações, se planejadas com base nas dimensões e nos indicadores propostos, podem se mostrar como um recurso fundamental para a maior compreensão da ciência e de sua relação com a sociedade.

Download (17,4MB)

  1. Saudações, eu estou fazendo a minha tese de mestrado e artigo encontrado: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE CIÊNCIAS Tania Maria Cerati, Martha Marandino. Por favor, pode me informar onde eu posso encontrar a tese.

    Muito Obrigadoo

    • geenf em

      Olá , Juliana!
      A tese para download se encontra no link : pesquisas e projetos- doutorado.
      O titulo é: “Educação em jardins botânicos na perspectiva da Alfabetização Científica: análise de uma exposição e público”
      atenciosamente
      GEENF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>