O estudo das analogias utilizadas como recurso didático por monitores em um centro de ciência e tecnologia de São Paulo – SP

(MESTRADO)

Carla Wanessa do Amaral Caffagni – Bolsista CAPES (2007 – 2010)

Nos museus e centros de ciência o conhecimento científico presente na exposição passa por um processo de transformação”, que marca a passagem do discurso científico ao discurso de vulgarização, de forma a tornar conceitos presentes na exposição mais acessíveis ao visitante. Considerando a função educativa dos museus e centros de ciência, acreditamos que este processo aconteça também por meio das diferentes estratégias didáticas utilizadas por monitores que realizam a mediação entre o público e as exposições. Na presente pesquisa escolhemos estudar uma destas estratégias didáticas, no caso, o uso de analogias presentes no discurso dos monitores durante a apresentação de conceitos científicos em visitas guiadas na Estação Ciência/SP. Em estudos sobre ensino de ciências em espaços formais de ensino, a utilização de analogias tem sido observada como recurso didático fortemente utilizado na explicação de conceitos científicos na sala de aula. No entanto, esta ainda é uma questão a ser explorada nos espaços não formais, como museus e centros de ciência. O método aqui empregado segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, na análise de dados predominantemente descritivos, coletados pelo próprio pesquisador em seu ambiente de estudo. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2008 e o discurso selecionado para análise foi gravado na exposição “A vida debaixo d’ água- Os mistérios da água”, com duração de aproximadamente 30 minutos. O grupo acompanhado pelo monitor durante a visita guiada era de crianças do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. A análise dos turnos selecionados foi feita a partir de um modelo de ensino conhecido como TWA (Teaching With Analogies), que nos serviu de base para elaboração de um método de análise a partir de suas etapas constituintes. Os resultados preliminares mostram que a analogia é um recurso muito utilizado pelo monitor, embora aparentemente de forma não planejada, o que nos leva ao questionamento de sua eficiência na clarificação dos conceitos presentes na exposição. Cabe, desse modo, entender melhor como as analogias são produzidas nesse contexto de educação em museus e buscar tentativas de elaborar melhores estratégias de utilização dessa ferramenta de linguagem nas situações de mediação, para que possam ser utilizadas de forma eficaz como recurso didático na apresentação de conceitos científicos presentes nas exposições.

Download (3,84Mb)