Análise das dimensões da biodiversidade presentes em materiais didático-culturais produzidos e/ou utilizados pelos museus de ciências

(INICIAÇÃO CIENTÍFICA)

Natália Ferreira Campos - Bolsista FAFE/FEUSP (2008-2009)

Os museus de ciências atualmente apresentam um papel educativo e de divulgação científica cada vez mais evidente, sendo importantes locais de difusão de conhecimentos. Dentre os temas abordados está a biodiversidade, que além de seus aspectos biológicos, apresenta aspectos políticos, econômicos e culturais inerentes a sua discussão, de grande relevância para a sociedade. Esta pesquisa buscou compreender como a biodiversidade foi apresentada em meios impressos de comunicação e divulgação produzidos pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Para isto, optou-se por uma perpectiva qualitativa da análise de conteúdo na forma de análise categorial, estabelecendo parâmetros de análise das diferentes abordagens a partir da literatura e da leitura técnica de alguns materiais da mesma natureza. Ao final discute-se a ocorrência das diferentes abordagens e sua relevância para uma melhor apropriação do tema pelo visitante.

Download (492Kb)