NOTÍCIA

Lançamento do livro “Educação em Museus: pesquisas e prática” de Paulette McManus, organizado por Martha Marandino e Luciana Monaco

Em setembro de 2005, a Dra. Paulette Marion McManus, renomada pesquisadora da área de educação e comunicação em museus vinculada ao Institute of Archeaology da Universidade College Londonfoi convidada pela Professora Dra. Martha Marandino para ministrar, em parceria, a disciplina “Educação em Museus: pesquisas e prática” do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O curso foi registrado integralmente em vídeo e seu conteúdo foi transcrito pela equipe do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência (GEENF). Desse esforço coletivo, surgiu este livro, o qual temos grande prazer em disponibilizar ao público interessado, para servir de apoio e consulta às aulas, aos cursos, às atividades educativas e aos demais eventos ligados à educação em espaços museais. Essa publicação chega em um momento especial e faz parte das comemorações de 10 anos do GEENF como grupo de estudo e pesquisa da Faculdade de Educação da USP. É, assim, com um gostinho de aniversário que oferecemos este precioso material – disponibilizado nas versões PDF, e-pub (para leitura em tablets) e impresso - que nos remete aos primeiros anos de nossas atividades e nos faz pensar que o tempo voa. Esperamos que esse texto possa fornecer subsídios para todos os profissionais – educadores, comunicadores e pesquisadores – que se interessem em aprofundar a temática da educação em museus. Para ter acesso ao livro procure em “publicações” e “livros”.

1. Olá,

estive participando do I workshop em pesquisa em educação em museus no final do ano passado e estou muito interessada no tema. Sou educadora em museu e cada vez mais estou estudando sobre o campo. Gostei muito do livro, mas não consigo acessá-lo pelo site. Como faço??? Existe a possibilidade de obter uma edição para o museu que trabalho, que é o Museu do Folclore de São José dos Campos – SP??

E mais uma dúvida: tem algum encontro marcado para esse ano? Digo isso pq esses encontros são fundamentais para nossa formação tendo em vista a precariedade das organizoções museais em relaçaão ao setor educativo.

Abraço grande,
    Mariana

• geenf em

Cara Mariana,

Para obter o livro, você precisa entrar em publicações, depois em livro. Lá encontrará o livro para fazer o download tanto em pdf como em epub.
      Quanto ao envio do livro para sua instituição, vou comunicar o pedido para Professora Martha e entre em contato para pedir o endereço.
      A princípio não temos nenhum evento dessa área na Faculdade de Educação da USP.

Grata
      Cynthia Iszlaji

• geenf em

Cara Mariana,

A Professora Martha vai encaminhar um livro para o museu, para isso, preciso do endereço do museu.

Grata
      Cynthia Iszlaji