Lançamento do vídeo “Gênero e Ciência”

20 anos GEENF- Lançamento “Gênero e Ciência”

O tema da equidade de gênero é central hoje, fruto das lutas e do esforço histórico e global para que mulheres e homens tenham direitos, responsabilidades e oportunidades iguais. No entanto, sabemos que não há equidade de participação das mulheres na ciência. A escola e os meios de divulgação da ciência têm um papel fundamental no combate às desigualdades de gênero.

Para contribuir nesta direção, o GEENF lança, em celebração aos seus 20 anos, o vídeo “Gênero e Ciência”. Reunindo diferentes atores e atrizes sociais, o vídeo revela a opinião dos e das participantes a partir de suas histórias de vida, profissões e experiências. Suas posições se complementam, mas também se contrapõem e geram tensões, com a intenção de provocar novos debates e posicionamentos sobre o tema.

Todos os depoimentos que aparecem no vídeo foram gravados em 2020, de modo remoto em razão da Pandemia do Covid-19. Os alunos e alunas de ensino médio e de graduação foram convidados para um debate on-line sobre o tema, que resultou nas gravações. Os demais participantes foram convidados da dar seus depoimentos a partir de sua experiência profissional e de vida.

O vídeo pode ser utilizado para o desenvolvimento de atividades educativas em escolas e em outros espaços educativos, em formato on-line ou presencial. Com ele pretende-se promover a reflexão, a participação e o engajamento de professoras/es, divulgadoras/es, crianças e jovens, buscando o diálogo entre as diferentes opiniões e saberes sobre o tema.

Dedicamos o vídeo à Marina Kohler Harkot, socióloga, pesquisadora e cicloativista, que morreu precocemente e de forma trágica em novembro de 2020 na cidade de São Paulo. Mulher cientista, Marina lutava por uma cidade mais gentil e inclusiva para todas as pessoas usando a bicicleta para interpretar as relações entre gênero e meio urbano.

A produção deste vídeo foi realizada pelo GEENF com apoio da FAPESP, CNPq, FEUSP, INCT-CPCT e EAFEUSP. O financiamento foi obtido por meio do Edital 01/2020 ODS-ONU – PRCEU/USP.

Confira o vídeo em nosso canal acessando aqui e o nosso Guia didático para o trabalho com o vídeo Gênero e Ciência