PRODUÇÃO

Um olhar sobre as relações CTSA e temas sociocientíficos controversos na percepção do público visitante de um Museu de Ciências

(PÓS-DOUTORADO)

Pedro Donizete Colombo Junior (2020-2021)

Supervisora: Martha Marandino

O vertiginoso avanço da ciência e tecnologia tem colocado constantemente as pessoas imersas em contextos de tomadas de decisões de natureza sociocientíficas. Hoje muito do que fazemos ou seguimos dialoga com as relações CTSA, sendo que uma grande variedade de assuntos adquire relevância não só para o indivíduo, mas também afeta o coletivo da sociedade. Discussões sobre CTSA e questões sociocientíficas controversas (QScC) estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, abarcando temas como desmatamento e perda da biodiversidade, aquecimento global e derretimento de geleiras, uso de medicamentos e vacinas, entre outros. Discussões desta natureza não se restringem a escola, sendo os museus de ciências convidados a contribuir com o processo de Alfabetização Científica dos cidadãos. Esta pesquisa investigou as percepções que visitantes adultos produzem, frente às relações CTSA e QScC, ao visitarem uma exposição sobre biodiversidade no Royal Ontario Museum (ROM), Toronto, Canadá. Esta é uma investigação qualitativa caracterizada com um estudo de caso, realizada a partir da entrevista semiestruturada com os participantes. O marco teórico da pesquisa foi construído em atenção as correntes CTSA apresentadas por Pedretti e Nazir (2011) e Steele (2014), sendo o material empírico da pesquisa organizado indutivamente a partir da análise de conteúdo e, analisado com o uso dedutivo das correntes CTSA.