Homenagem a Professora Guaracira Gouvêa

Para Professora Guaracira Gouvêa

Hoje se foi uma grande amiga, uma pessoa incrível, profissional competente e carinhosa, com um enorme senso de ética e de justiça social. Conheci Guaracira Gouvêa entrevistando-a para minha pesquisa de mestrado e na época, início dos anos de 1990, ela ocupava a direção do Departamento de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST, ainda pertencente ao CNPq na ocasião e, mais tarde, ao MCT. Quando finalizei minha dissertação, Guaracira me convidou para trabalhar no MAST, mudando minha vida de professora da escola básica e abrindo meus olhos para um mundo novo de trabalho e de pesquisa, para uma nova área de atuação que, até então, era completamente desconhecida para mim: a educação em museus.

Guaracira foi professora de física e de ciências em escolas públicas e privadas e, dentre suas várias atividades profissionais e de pesquisa, esteve a frente da criação da Revista Ciência Hoje das Crianças, tendo sido editora desta publicação de 1986 a 1994. Foi também diretora do Centro de Ciências do Rio de Janeiro, o CECIERJ, entre os anos de 1980 e 1990 trabalhando na formação de professores. Mais tarde passou a trabalhar no MAST, assumindo a direção do Departamento de Educação deste museu até 2002. Ao longo dos anos em que trabalhei no MAST junto a Guaracira aprendi muitas ideias e conceitos científicos, mas principalmente aprendi como ensinar, como pesquisar e como coordenar e respeitar os colegas e profissionais de todas as áreas e funções de uma instituição. Com Guaracira aprendi a amar o mundo dos museus e, em especial, da educação em museus, e entender como é relevante o papel dos educadores e das instituições culturais na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Atualmente Guaracira trabalhava como professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro e líder do grupo de pesquisa Educação, Discurso e Mídia.

Dentro de todas essas facetas de atuação, acho que o que a Guaracira mais gostava era a de ser professora. Guará, como a chamávamos, tinha um orgulho enorme de ser chamada de professora. Sua maneira de conversar, chefiar, coordenar grupos de pesquisa, orientar, planejar ações educativas era sempre pautada no diálogo, na capacidade de ouvir, de respeitar as diferentes opiniões e de possibilitar o acesso ao conhecimento promovendo o prazer e o deleite de aprender. Guará acreditava muito na importância da fruição e no prazer que deveria estar sempre associado ao ato de conhecer.

A contribuição da Guaracira não só pode ser percebida em sua produção científica e acadêmica, mas em especial, na atuação política e profissional que teve ao longo de sua vida. Guará sempre esteve do lado da justiça e lutou por uma educação ampla e de qualidade durante a ditadura em nosso país. É responsável pela formação de uma enorme geração de educadores e pesquisadores em educação em museus, feita tanto no cotidiano da instituição, quanto na orientação da pós-graduação. Seu legado vai para além de números de artigos e de registros nos lattes e representa a possibilidade real de ter formado pessoas – mulheres e homens – comprometidos com um mundo diverso e justo; pessoas inspiradas, com energia e garra para enfrentar as injustiças, os abusos e as desigualdades que hoje se colocam como desafio principal de nossas vidas. Lutar por um outro Brasil, que respeite as diferenças e que tenha a educação como uma das mais importantes bases de transformação social é uma das formas de homenagear e continuar o legado deixado pela Professora Guaracira.

Martha Marandino
São Paulo, 16/6/2020

1. Gloria Queiro em

Martha
    Assino embaixo da sua linda homenagem. Tive a sorte de viver no Mast com vc, Guaracira e outros colegas queridos momentos de total horizontalidade na Coordenação de Educação. Pudemos apreciar com que ética ela ouvia a todos nós, colegas, alunos e funcionários, sempre valorizando cada ideia nova sem deixar de trazer sua experiência nas orientações apropriada, acolhendo ou se posicionando de forma contraria na medida certa, sem limitar a discussão. Sua passagem.pelo Mast deixou marca forre na pesquisa em.educacao não formal e em todos nós que tivemos essa sorte. Triste com a partida da nossa querida Guará.

2. Marcelo Giordan em

Guaracira era um encanto de pessoa.
    Passamos momentos importantes juntos na gestão da Abrapec.
    Estou muito triste pq perdi uma companheira altiva que lutou contra a doença até o final.
    Estará presente entre nós em suas ideias subversivas de formação de cidadãos críticos.