PRODUÇÃO

Educação em jardins botânicos na perspectiva da Alfabetização Científica: análise de uma exposição e público

(DOUTORADO)

Tania Cerati (2010 – 2014)

Na discussão atual sobre a Alfabetização Científica, há um consenso que esse processo ocorre ao longo da vida e em diferentes espaços educativos. A fim de colaborar com essa discussão, o presente estudo investigou se as exposições em jardins botânicos contribuem para a Alfabetização Científica de seus visitantes. A revisão da literatura referente à Alfabetização Científica e à educação em museus permitiu desenvolver uma Ferramenta de Análise para avaliar a presença de indicadores de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada em uma exposição no Jardim Botânico de São Paulo e teve duas unidades de coleta de dados: exposição e público. Em ambas foi empregada a Ferramenta de Análise, sendo que, para o público, a análise dos diálogos identificou ainda a presença de habilidades investigativas. Os resultados revelam que a exposição, apesar de não ter sido elaborada na perspectiva da Alfabetização Científica, contempla todos os indicadores propostos −científicos, institucionais, sociais e estéticos/afetivos − e carrega 10 dos 19 atributos estabelecidos pela Ferramenta de Análise, sendo o Indicador Científico o mais presente na exposição. Quanto à análise dos diálogos das famílias, o Indicador Científico também foi o mais presente, mostrando que as afinidades pessoais e as vivências com o meio natural despertam a atenção dos visitantes para os assuntos relacionados à ciência. As habilidades investigativas mais evidenciadas são: observação, questionamento e explicação. Concluímos que a exposição estudada incita a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados às questões ambientais atuais discutidas pela sociedade. Como produto final de nossas análises, traçamos recomendações para a Alfabetização Científica em jardins botânicos.

Download (5MB)

  1. Angela Leitão em

    Sou doutoranda da UFPE. Tenho bastante interesse na sua pesquisa. É possível enviá-la por e-mail, pois estou estudando essas questões em museus de ciências? Falando com Marandino no V Enebio, ela me recomendou a sua tese.
    Grata, antecipadamente.

    • geenf em

      Olá , Angela!
      A tese para download se encontra no link : pesquisas e projetos- doutorado.
      O titulo é: “Educação em jardins botânicos na perspectiva da Alfabetização Científica: análise de uma exposição e público”
      atenciosamente
      GEENF

  2. Angela Leitão em

    Muito grata pela ajuda.
    Atenciosamente,
    Angela Leitão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>