PRODUÇÃO

Criança pequena e museu de ciências: estudo das concepções de criança e infância nas ações educativas dos museus

(DOUTORADO) 

Barbara Milan Martins (2016 – atual)

As crianças constituem um dos maiores públicos que visitam os museus de ciências atualmente. Apesar disso, pouco sabemos sobre as ações educativas desenvolvidas pelos museus para crianças em contexto de educação infantil. Este trabalho objetiva analisar as concepções de criança e de infância que permeiam as ações educativas elaboradas pelos museus de ciências para atendimento do público de educação infantil. Fundamenta-se nas concepções da Sociologia da Infância, com destaque para os quatro eixos estruturadores das culturas da infância: a ludicidade, a interação, a fantasia do real e a reiteração. De natureza qualitativa, a primeira fase de coleta de dados consistiu em realizar um levantamento de quais museus de ciências brasileiros oferecem ações educativas voltadas para crianças de 0 a 6 anos em contexto de educação infantil. Foram contatados 297 museus de ciências brasileiros, dos quais 114 responderam ao questionário enviado. A partir desse levantamento foram identificados, até o momento, 10 museus de ciências que oferecem ações educativas para crianças no contexto de grupos de educação infantil. A segunda fase de coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, observação e análise documental nos museus identificados. A partir dos referenciais de criança, museu e os quatro eixos estruturadores das culturas da infância foram criadas dimensões para análise sistemática dos dados. Espera-se, com este estudo, identificar os museus que realizam ações educativas voltadas para o público de educação infantil, descrever e caracterizar essas ações, bem como revelar as concepções de criança que permeiam as ações educativas dos museus de ciências investigados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>