História do Acervo de Materiais Didático-Culturais: uma parada no caminho

O projeto do Acervo Materiais Didático-culturais teve início em 2009 e foi finalizado em 2016. Ao longo desses anos foi possível alimentar este banco de dados por meio da doação e aquisição de materiais de diferentes instituições de educação não formal – museus, centros de ciências, ONGs, grupos de pesquisa, etc. – que se encontram armazenados no acervo físico do GEENF na Faculdade de Educação da USP. Graças à diferentes financiamentos e, especialmente, por meio de bolsas do Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP foi possível que bolsistas de vários cursos de licenciatura se envolvessem na organização do acervo e auxiliassem na sua construção. Agradecemos imensamente a este programa e aos bolsistas envolvidos neste trabalho.

A constituição de um banco de dados e, em especial, de um acervo de materiais educativos, é trabalho para uma vida. Envolve e necessita de apoio financeiro e de trabalho humano. Nem sempre esses elementos estiveram presentes ao longo dos anos, sendo esta uma das razões para esta parada no caminho de construção desta importante ferramenta de apoio ao trabalho educativo desenvolvido nos espaços não formais de educação. Muitos frutos foram gerados a partir deste Acervo: a produção de conhecimento sobre acervos educacionais; a inspiração e a efetiva produção de novos materiais; a realização de atividades educativas e oficinas sobre este tema; o desenvolvimento de iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado; a formação inicial e continuada de professores e de educadores de museus; publicações em congressos, artigos e livros; entre outros. Estes exemplos revelam a relevância de um trabalho de organização e da reflexão sobre a produção de materiais educativos e, é claro, a relevância de existirem acervos como este.

Os materiais reunidos durante estes anos continuam a disposição neste site e no acervo físico do GEENF para consulta aos interessados. Por enquanto suspendemos a recepção de mais materiais e a alimentação do site por tempo indeterminado.