Pré-lançamento do livro “A Educação em Museus e os Materiais Educativos”

Em comemoração a 14º Semana Nacional de Museus de 2016, realizamos o pré-lançamento do livro A Educação em Museus e os Materiais Educativos de Martha Marandino, Luciana Mônaco, Marcia F. Lourenço, Juliana Rodrigues e Fernanda Pardini Ricci, uma produção do GEENF – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/Faculdade de Educação da USP, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas/INCTTOX e do Instituto Butantan.

Para além das atividades de atendimento ao público nas exposições, de cursos e workshops, os museus – mais especificamente, os educadores dos museus – produzem materiais educativos. E produzem muito! Ao longo dos anos, a elaboração de materiais pelos setores educativos dos museus se ampliou, fazendo com que estes se estruturassem para realizar seu empréstimo e levando os educadores a se empenhar, cada vez mais, na produção de artefatos pedagógicos com a finalidade de divulgar, ensinar conteúdos, entreter e promover acesso ao conhecimento pelos visitantes. Dentre os materiais educativos produzidos, encontramos réplicas ou modelos, organismos taxidermizados, cadernos, guias, folders, livros, materiais eletrônicos, audiovisuais, aplicativos e objetos virtuais com textos e atividades que aprofundam conteúdos relacionados às exposições ou ao acervo e que podem prolongar a visita ao espaço museal. Existem, ainda, kits ou conjunto de peças que reúnem alguns dos materiais exemplificados e que podem ser usados em atividades dentro do próprio museu ou emprestados ao público. Alguns museus disponibilizam esses materiais online em seus websites ou, ainda, os comercializam nas “lojinhas”.

Em nossa experiência, nos deparamos com estes materiais o tempo todo, evidenciando essa produção singular desenvolvida pelos educadores dos museus. Esse livro é mais um passo na direção de dar visibilidade a mais uma faceta da educação em museus: os materiais educativos museais! É uma forma de valorizar o trabalho de educadores e educadoras que atuam no cotidiano das ações educativas, elaborando estratégias, propostas e materiais com a intenção de promover uma experiência prazerosa, mas também de aprendizado, para os variados públicos.

O livro está organizado em capítulos que buscam compartilhar nossas experiências de produção, análise e investigação de materiais educativos. No Capítulo 1 – Colecionando materiais educativos de museus, foi intenção realizar uma pequena revisão bibliográfica sobre o uso de diferentes materiais educativos em museus e apresentar o acervo de materiais educativos do GEENF. Também buscamos explicar possíveis usos do acervo em situações de formação e na inspiração de novos materiais. No Capítulo 2 – Os materiais educativos e a identidade do educador, expressamos nossa aposta de que, por meio da produção e do uso de materiais educativos nos museus, os educadores fortalecem suas ações, empoderam os setores educativos e criem uma identidade própria de “educador de museu”. O Capítulo 3 – Criando materiais: a invenção na educação em museus descreve o processo de produção de alguns exemplos de materiais criados no âmbito do GEENF, explicitando seus objetivos, suas motivações de produção e seus desafios. O Capítulo 4 – Avaliando e pesquisando materiais educativos aponta algumas investigações que temos desenvolvido para análise e avaliação dos materiais educativos dos museus. Na última seção, há um encarte, a história O Curioso Caso do Sapo da Caatinga, uma produção educativa especialmente concebida para este livro e inspirada em outro material por nós produzido: um diorama interativo com o mesmo título.

Esperamos que este exemplar, que compõe a série de livros do GEENF voltados para educadores de museus, professores e interessados no tema, instigue esses profissionais a analisar suas ações educativas, principalmente aquelas voltadas à produção e ao uso de materiais educativos. Em especial, desejamos que esta publicação estimule os museus a produzirem mais e melhores materiais educativos para qualificar ainda mais sua atuação junto aos seus diferentes públicos.

Em breve o livro estará disponível para download aqui no site.

1. Simone em

Parabéns pela iniciativa! Será um material extremamente útil para os museus e centros culturais.Por favor avisem-me quando o livro estiver disponível.

• geenf em

Obrigada Simone!
      Obrigada pela paciência!
      O livro já está disponível!
      Um abraço,
      Graziele