Educação Não Formal e Divulgação em Ciências: da produção do conhecimento a ações de formação

Educação Não Formal e Divulgação em Ciência- da produção do conhecimento a ações de formação

É muito comum ouvirmos que a pesquisa desenvolvida pelas universidades e instituições científicas não chega ao público. Na área de educação, isso é ainda mais contundente: reclama-se que os pesquisadores do campo educacional desenvolvem investigações que não dialogam com a prática pedagógica, que não são aplicáveis à “realidade” das escolas ou que são feitas em linguagem hermética, incompreensível para o professor, ou ainda que é muito difícil ter acesso a essas produções. Por outro lado, critica-se, muitas vezes, o professor por não se informar sobre os novos resultados que as investigações trazem e não se atualizar com relação à produção de conhecimento advindo do campo da educação e das áreas específicas de conhecimento.

Com a finalidade de enfrentar esse desafio, elaboramos esta publicação.  Seu papel é divulgar, para professores, educadores de museus, alunos de licenciatura e pedagogia e público interessado, os resultados das ações de estudo e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência/GEENF da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Nesse livro, foi intenção transformar teorias, metodologias e resultados dos trabalhos de investigação, oriundos de projetos de extensão, iniciações científicas, mestrados e doutorados, em atividades didáticas que possam contribuir para a formação dos diferentes profissionais que atuam na educação formal e não formal e seus públicos.

Esperamos que este material possa realmente alcançar seus objetivos: divulgar as pesquisas sobre educação não formal e divulgação da ciência – tornando-as acessíveis para diferentes públicos – e promover o impacto dos resultados dessa produção na prática educativa de escolas e museus

Download

1. Sou professor de filosofia e leciono em escolas públicas do município de Iguape, litoral sul paulista. Além do trabalho com ensino formal também desenvolvo educação não formal em associação onde realizo oficinas de fortalecimento da identidade caiçara. Meu assunto de mestrado foi sobre as oficinas de fandango enquanto educação popular. Gostaria de me aproximar desse grupo, pois tenho interesse de me inscrever no doutorado dessa instituição, conhecer professores que atuam nessa área e também, se possível, adquiri o material que está em divulgação. Abraço, Paulo

• geenf em

Caro Paulo,
      Por favor, entre em contato com a professora Martha Marandino, coordenadora do grupo. O email dela é: marmaran@usp.br

Um abraço,

Graziele Scalfi

2. Renata Furlan em

Sou Dra em Ciências pelo ICB/USP. Estou iniciando trabalhos na área de divulgação de ciências para crianças. Gostaria de saber onde consigo este livro? Grata, Renata.

• geenf em

Oi, Renata!

Vc consegue baixar o livro aqui no site mesmo. Clique no nome do livro ou no link que inclui (Download).
      Um abraço,

Graziele