Identificando a praxeologia de atividades de campo: estudo do processo de ensino e aprendizagem na formação de professores

(INICIAÇÃO CIENTÍFICA)

Fausto de Oliveira Gomes

O presente projeto tem o objetivo de identificar as praxeologias dos alunos do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da USP em uma atividade de campo realizada na disciplina Natureza, Cultura Científica e Educação em julho de 2015. À luz da Teoria Antropológica do Didático proposta por Yves Chevallard, pretende-se responder a seguinte questão: “como estão estruturados os processos de ensino e aprendizagem de práticas científicas em uma atividade de campo?”. Por meio da análise do registro em áudio e vídeo durante o desenvolvimento da atividade, buscamos identificar as tarefas, tipos de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias mobilizadas pelo professor. Buscou-se, ainda, identificar as tarefas, tipos de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias que são acionadas pelos alunos para desenvolver a atividade proposta. Consideramos que refletir sobre o ensino de procedimentos científicos em atividades de campo é um tópico importante para a compreensão da alfabetização científica fora do espaço escolar formal, reforçando a importância dessas atividades de campo para a formação integral do indivíduo.