Formação de monitores em museus de ciências
(INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
Elisangela Sales Florentino – Bolsista FAFE/FEUSP (2006-2007)
A presente pesquisa pretende analisar como as instituições concebem e realizam a formação dos monitores, partindo do pressuposto de que os monitores e estagiários são atores importantes que representam a “vitrine” dessas instituições para seus públicos, traçando um panorama sobre como se dá essa formação. Nesse sentido, analisaremos, utilizando a perspectiva da pesquisa qualitativa desenvolvida na área de educação, como vem sendo feita a formação dos monitores no Museu Microbiológico do Instituto Butantan. Com relação ao referencial teórico para a análise proposta, é nossa intenção, a princípio, utilizar os modelos de formação propostos por Jacobucci (2006). Essa autora analisa a formação continuada de professores realizada por museus e centros de ciências a partir de modelos de formação de professores. Em nossa pesquisa, pretendemos utilizar e/ou adaptar tais modelos para o estudo da formação de monitores realizada por museus de ciências, pois entendemos que no processo de mediação, o papel do professor é semelhante ao do monitor: tradução do conhecimento científico para o público.