Análise de Monitorias Realizadas em Museus de Ciências

(INICIAÇÃO CIENTÍFICA)

Lilia Standerski - Bolsista FAFE/FEUSP (2006-2007)

Trata-se de um estudo sobre o processo de mediação do público escolar com as exposições de Museus de Ciências, a partir das visitas monitoradas. A pergunta central do trabalho é: Como os monitores atuam durante a mediação? As perguntas complementares a esta são: Como ele lida com o público em situações específicas como conflitos, dúvidas, desinteresse/interesse? Como ele reflete (posiciona-se, faz auto-crítica, se percebe quando teve um insight) sobre suas atitudes durante a mediação? O museu selecionado para a realização da pesquisa foi o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan – São Paulo, S.P. O trabalho baseia-se no método da lembrança estimulada, através de filmagens de monitorias e, logo após, entrevistas com os monitores, propondo uma conversa reflexivo-analítica com o monitor autor das ações filmadas.

Download (193Kb)